A Petrobras (PETR4) informou nesta quinta-feira (21) que Bruno Moretti foi eleito presidente do Conselho de Administração da companhia. A escolha ocorreu em reunião realizada no mesmo dia e o mandato será válido até a próxima Assembleia Geral de acionistas.
Moretti já fazia parte do colegiado e contou com apoio político relevante para a nomeação. O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, defendia seu nome, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva demonstrava simpatia pela indicação, segundo fontes ouvidas pela agência Reuters.
Atualmente, Moretti ocupa o cargo de secretário especial de Análise Governamental da Presidência da República. Economista formado pela Universidade Federal Fluminense (UFF), tem mestrado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), doutorado e pós-doutorado em Sociologia pela Universidade de Brasília (UnB) e cursa doutorado em Desenvolvimento Econômico na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
A trajetória profissional de Moretti começou em 2004, no Ministério do Planejamento. Desde então, passou por diferentes órgãos da administração pública, como o Ministério da Saúde, a Casa Civil da Presidência da República e o Senado Federal.
A eleição ocorre um dia após a saída de Pietro Mendes do comando do conselho. Mendes deixou a função após ter seu nome aprovado pelo Senado Federal para assumir uma diretoria da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), órgão regulador responsável por fiscalizar e normatizar a exploração e produção de petróleo e gás no país.