(Por redação do Cash Post, publicado em 23 de abril de 2025 às 10:23)
A Receita Federal abriu a consulta a um novo lote de restituições do Imposto de Renda, que vai beneficiar cerca de 279.500 contribuintes que estavam na malha fina, totalizando R$ 339,63 milhões. A partir das 10h do dia 23 de abril, os interessados poderão conferir se estão entre os que receberão a restituição, que será feita no dia 30 de abril na conta ou chave Pix informada na declaração.
Do total de recursos, R$ 180,27 milhões serão direcionados a contribuintes que tiveram prioridade no reembolso. Isso inclui 204.798 pessoas que informaram suas chaves Pix ou usaram a declaração pré-preenchida, uma novidade de 2023 que facilita o processo e acelera o retorno. Também tiveram prioridade pessoas com mais de 60 anos e professores, que somam mais de 34 mil.
Os contribuintes podem acessar a consulta pelo site da Receita Federal ou pelo aplicativo, escolhendo a opção “Meu Imposto de Renda” e depois “Consultar a Restituição”. Aqueles que não estiverem na lista devem verificar sua situação no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e, se necessário, corrigir sua declaração.
Se o pagamento não puder ser feito devido a problemas na conta informada, o valor ficará disponível para resgate no Banco do Brasil por até um ano. Os contribuintes podem solicitar o crédito em qualquer conta bancária que possuírem durante esse período, pelo Portal BB ou pela Central de Relacionamento do banco.