(Por redação do Cash Post, publicado em 05 de maio de 2025 às 12:08)
Analistas do mercado financeiro atualizaram suas projeções para a taxa de juros Selic ao final de 2025, reduzindo-a de 15% para 14,75%. Essa é a primeira mudança em 17 semanas. A taxa atual é de 14,25% ao ano. Para 2026, a previsão continua a mesma, com a Selic estimada em 12,50%. Essa revisão ocorre em um momento importante, já que a próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) está marcada para esta semana.
Além da Selic, os analistas também mudaram suas expectativas em relação à inflação, prevendo que o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) chegue a 5,53% até o final deste ano, um pouco abaixo da projeção anterior de 5,55%. No entanto, continuam as preocupações com o crescimento econômico, com estimativas de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 2% para 2025 e 1,7% para 2026, refletindo um ambiente incerto.
Em relação ao mercado de câmbio, a previsão do preço do dólar para o final de 2025 foi reduzida, estimando que a moeda americana custará R$ 5,86, em vez de R$ 5,90 como antes. Essa valorização do real em relação ao dólar é vista como resultado das recentes variações nos planos tarifários globais, principalmente nas políticas comerciais dos Estados Unidos.
O cenário econômico está sendo fortemente afetado por fatores externos, incluindo a guerra comercial entre os Estados Unidos e a China. Com a expectativa de avanços nas negociações comerciais, o otimismo aumenta entre os investidores, que esperam que isso traga mais estabilidade ao mercado, essencial para o crescimento e a criação de novos negócios.