(Por redação do Cash Post, publicado em 25 de abril de 2025 às 10:52)
O índice IPCA-15, que é uma prévia da inflação oficial do Brasil, subiu 0,43% em abril, em comparação com 0,64% no mês anterior. Esse resultado, que está de acordo com as expectativas dos economistas, mostra um aumento de 2,43% no ano e de 5,49% nos últimos 12 meses. O desempenho do IPCA-15 é importante para entender a economia, pois mostra as mudanças nos preços ao consumidor e ajuda a prever tendências inflacionárias.
Os principais fatores que contribuíram para a alta foram os grupos de Alimentação e Bebidas, que subiram 1,14%, e Saúde e Cuidados Pessoais, que aumentou 0,96%. Esses grupos tiveram um grande impacto no índice, com Alimentação e Bebidas contribuindo com 0,25 pontos percentuais. Por outro lado, o grupo de Transportes foi o único a registrar queda, com uma variação negativa de 0,44%, devido à diminuição nos preços das passagens aéreas.
Ao olhar para os itens do grupo Alimentação, os preços de produtos como tomate, café moído e leite longa vida continuaram a pressionar a alta, mostrando que os custos dos alimentos são uma preocupação constante. Já no grupo de saúde, o resultado foi afetado por um aumento de até 5,09% nos preços dos medicamentos, que também elevou os custos de produtos farmacêuticos e planos de saúde.
As consequências desse cenário são importantes para investidores e empreendedores, pois uma inflação controlada pode indicar estabilidade na economia, criando um ambiente favorável para investimentos de longo prazo. Estratégias que focam em ações que pagam dividendos podem se beneficiar em momentos de inflação moderada, permitindo que os investidores construam uma fonte de renda passiva enquanto lidam com um cenário econômico mais previsível.