A movimentação de cargas nos portos brasileiros registrou um novo recorde nos cinco primeiros meses de 2025, somando 532 milhões de toneladas. O volume representa um crescimento de 0,8% em relação ao mesmo período de 2024, de acordo com dados da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), e consolida o melhor desempenho já registrado para o setor.
O aumento foi impulsionado principalmente pelo desempenho do agronegócio nacional, que segue apresentando safras recordes e alta demanda por escoamento logístico. Segundo o secretário Nacional de Portos, Alex Ávila, a produção agropecuária teve papel central no desempenho do período, com destaque para os cereais exportados por diversas regiões do país.
Destaques operacionais e crescimento regional
Os dados indicam que maio de 2025 foi o terceiro mês consecutivo de recorde, com 118,4 milhões de toneladas movimentadas, número 7% superior ao mesmo mês de 2024. Um dos principais destaques foi o Porto de Rio Grande (RS), que apresentou crescimento de 47% no volume de cargas movimentadas, revertendo o impacto negativo das fortes chuvas que haviam afetado suas operações em maio do ano anterior.
Outro indicador relevante foi o desempenho da carga conteinerizada, que segue em crescimento contínuo. Em 2024, o transporte de contêineres superou em 20% o volume do ano anterior, e nos primeiros cinco meses de 2025 já há um avanço de 7% em relação ao mesmo intervalo de 2024.
Políticas públicas e investimentos estruturantes
O Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) atribui o desempenho ao fortalecimento das políticas públicas de infraestrutura logística, com foco na ampliação da capacidade operacional e na descentralização das rotas de escoamento. O ministro Sílvio Costa Filho ressaltou que o crescimento é fruto de esforços do Governo Federal em promover eficiência e desenvolvimento socioeconômico por meio dos portos nacionais.
Entre as iniciativas em andamento, destaca-se o leilão do terminal de contêineres do Porto de Santos (Tecon Santos 10), previsto para 2025, que deverá ampliar em 50% a capacidade do maior porto do país. Além disso, está programado para setembro o leilão do canal de acesso ao Porto de Paranaguá (PR) — modelo inédito de concessão — com expansão prevista para outros quatro portos estratégicos: Itajaí, Santos, Bahia e Rio Grande.
Perspectivas para o segundo semestre
Com o desempenho acima das expectativas e novos investimentos previstos, o setor portuário brasileiro projeta crescimento contínuo até o final de 2025. A chegada de embarcações de maior porte, aliada à modernização da infraestrutura e ao avanço do comércio exterior, pode consolidar o Brasil como hub logístico competitivo na América Latina.